Veja aqui os cursos disponíveis na Casa do Saber On Demand. Todos os meses novos conteúdos serão incluídos na plataforma — masterclasses exclusivas e uma seleção dos encontros que fizeram parte da história da Casa do Saber.

>MASTERCLASSES
Encontros produzidos em formato cinematográfico. Gravadas em locações especiais com técnicas de storytelling e tratamento gráfico, as masterclasses trazem temas atuais com conteúdo rico e experiência estética surpreendente.

A VIDA NO UNIVERSO, UM PANORAMA DA ASTROBIOLOGIA
Amâncio Friaça

Seja no tempo das cavernas ou em laboratórios sofisticados, o homem sempre imaginou um Universo cheio de vida. E, assim como a Terra evoluiu ao longo de bilhões de anos, a ciência também teve a ajuda do acaso para avançar. Nessa masterclass, Amâncio Friaça explica nosso passado contando histórias dignas de cinema.

FILOSOFIA E PENSAMENTO
Franklin Leopoldo e Silva

O conhecimento de si é o começo e o fim da filosofia. O espanto diante do Universo e de si mesmo e a admiração em face do mistério da existência estão na origem do pensamento. Franklin Leopoldo e Silva examina os pensamentos de grandes filósofos que se debruçaram sobre os caminhos do homem em busca do conhecimento de si e de seu lugar no mundo.

CRIATIVIDADE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Roberto Vilhena

Em um mundo cada vez mais automatizado e com uma quantidade de dados num volume impossível de ser interpretado, tudo que tem como base a repetição deverá ser substituído por algoritmos –e isso inclui o seu emprego, se você faz algo que não seja criativo.  Neste momento histórico, a criatividade, mais que uma alternativa para a preservação de empregos, deve ser entendida como a afirmação do máximo da potência humana. Diante das novas tecnologias, o pensamento será crucial para redefinir o papel do ser humano.

>ESPECIAL 15 ANOS
Pela primeira vez, são apresentados os encontros que deram origem à Casa do Saber, 15 anos atrás. As gravações, exclusivas, foram realizadas em 2004 e marcaram a fundação da Casa.

>OS PENSADORES
Introdutório e abrangente, Os Pensadores é porta de entrada obrigatória para quem quer ter uma visão panorâmica da história da filosofia, de maneira acessível e rigorosa. Grandes professores sintetizam o que foi produzido ao longo de mais de 2 mil anos de filosofia. Cada um dos 11 encontros apresenta uma introdução à linha-mestra do pensamento de um filósofo (ou de um grupo de filósofos), trazendo suas relações com o contexto histórico, aspectos biográficos e suas contribuições para a história do pensamento. Aulas sobre Platão, Aristóteles, Kant, entre outros.

>CLÁSSICOS DA FICÇÃO UNIVERSAL
O curso traz em 10 aulas grandes professores apresentando e examinando obras da literatura ocidental que se tornaram  patrimônio da humanidade. Os clássicos escolhidos são expoentes de diversos períodos literários e tradições culturais. Cada aula é uma viagem pelas obras-primas que eternizaram em suas páginas as diferentes facetas da experiência humana.

>COLEÇÕES*
Uma seleção de cursos diversos que fizeram parte da programação da Casa do Saber, das artes plásticas à literatura, passando por filosofia, política e psicanálise.

ARTE CONTEMPORÂNEA NOS DIAS DE HOJE
Agnaldo Farias

O século 20 viu a arte romper padrões estabelecidos e se transformar completamente. Viu também a criação de um mercado artístico, a declaração da morte da arte e sua reinvenção. Saiba por quê, entre rupturas e retomadas, a arte continua mais viva do que nunca neste breve século 21.

PARA SE FAZER PSICANALISTA
Welson Barbato

Diz Freud que o ato de psicanalisar é uma tarefa impossível. Esse enunciado inscreve que a função do psicanalista não se sustenta em si mesma, na medida em que estará necessariamente submetida e enlaçada a determinadas condições cruciais do encontro analista-analisante, como transferência, implicação e desejo de saber. A formação do analista – peculiar e nada convencional – insere-se, logicamente, no eixo de sustentação dessas iniciais e importantes etapas clínicas.

A MEDITAÇÃO ALÉM DA ÍNDIA
Roberto Simões

Depois do yoga, o budismo é a religião que mais popularizou a prática meditativa. O budismo contribuiu significativamente não só na disseminação da meditação como técnica mas também ao introduzir nuances próprias, tais como o uso da contemplação passiva dos pensamentos, na busca de produzir sentimentos como compaixão para todos os seres. Essa transformação da intenção nas práticas meditativas vai ganhar força nas sociedades contemporâneas e se introduzir até mesmo nas pesquisas de importantes universidades do mundo.

O CÉREBRO, DA CRIANÇA AO ADOLESCENTE
Adriana Foz

O ser humano é produto dos estímulos e aprendizados que recebeu, e com o cérebro isso não é diferente. O curso apresenta como esse estágio de formação do cérebro em crianças e adolescentes é crucial para determinar o adulto que eles serão um dia.

INTRODUÇÃO A JUNG
Lilian Wurzba

Conhecido por seus conceitos de arquétipo, inconsciente coletivo e tipos psicológicos, Carl Gustav Jung permanece incompreendido — como foi em sua época. Para além da prática clínica, Jung desenvolveu um pensamento que ultrapassa os limites do consultório. Sua preocupação central foi a situação espiritual de cada um, cuja fragilidade da crença e incerteza do conhecimento levam a uma busca incessante de sentido, e aos maiores enganos.

AS RELAÇÕES HUMANAS
Contardo Calligaris

O psicanalista e escritor Contardo Calligaris debate as possibilidades do bem-estar em um mundo contraditório, de fragmentação e hostilidades aparentes. O papel do amor, do prazer e dos estímulos imediatos são discutidos, assim como os valores cristãos e os universalistas.

> GESTÃO E NEGÓCIOS

NEUROCIÊNCIA E COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA
Claudia Feitosa-Santana e Flávia Feitosa

A CNV (Comunicação Não-Violenta) parte da troca do julgamento pela observação, empatia e da diferenciação de sentimentos e não-sentimentos, além da arte de fazer pedidos para propiciar melhores condições de diálogo entre as pessoas. Já que o ser humano é capaz de alterar suas percepções, por que não fazer isso para construir relacionamentos mais empáticos e sustentáveis? O curso também aborda a percepção e empatia a partir do olhar da neurociência.

STEVE JOBS E OS 3 Ps
Vívian Rio Stella

Árduo no treino, milimétrico na elaboração do roteiro e implacável no uso da comunicação verbal e não verbal durante apresentações. Steve Jobs arrancava aplausos da plateia e encantava multidões, não apenas pelos produtos que criava, mas também por sua retórica. Neste curso, o planejamento, prática e presença de palco — os chamados três pês —, do fundador da Apple são apresentados e comentados.

>POR TRÁS DAS STARTUPS
O curso apresenta os percursos e estratégias de alguns dos grandes investidores em novos negócios da atualidade. Os convidados falam sobre suas experiências e como ligam os radares na busca de negócios promissores. Riscos, lições, acertos e erros ao longo da própria trajetória também são abordados. As conversas são mediadas por Pierre Moreau, advogado e sócio da Casa do Saber.

JOÃO APPOLINÁRIO
É fundador da Polishop, uma das varejistas mais conhecidas do país e pioneira na venda de produtos pela televisão. Desde 2016, é um dos investidores do programa Shark Tank Brasil. Em conversa com Pierre Moreau, fala sobre suas estratégias e aposta no omnichannel para fazer sua companhia crescer.

FABIO IGEL
Ex-esquiador profissional, possui grande experiência como investidor-anjo. É sócio-fundador da Monashees Capital, companhia que investe em empresas como EduK, Dog Hero, Enjoei e Yellow. É também membro do Conselho do Grupo Ultra desde 1997 e empreendedor na Rossignol Brazil.

RENATA ZANUTO
Head de Ecossistema e Startups do Cubo Itaú, Renata Zanuto detalha sua trajetória com empreendedorismo. A convidada é formada em Administração de Empresas pela PUC-SP, com especialização em Gerenciamento Estratégico & Marketing pela University of La Verne (EUA) e pós-graduada em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

FERNANDO REINACH
Professor titular do Departamento de Histologia e Embriologia da USP e membro da Academia Brasileira de Ciências, ele conta como usou seu conhecimento científico para brilhar no mundo dos negócios. É também cronista do jornal O Estado de S.Paulo e, desde 2011, comanda o Fundo Pitanga.

FERNANDO FREITAS
Formado em Estatística pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Finanças, Fernando Freitas fala sobre seus desafios à frente do Departamento de Pesquisas e Inovação do Bradesco.

JOÃO MARCOS KORTE
Advogado formado pela PUC-SP, João Marcos Korte, atuou na co-fundação de diferentes empresas e statups, com destaque para  Zip.net, Sagatiba e Lua.net.


>COLEÇÃO HISTÓRIA

OS ÚLTIMOS 50 ANOS: O MUNDO DE 1968 PARA CÁ
Saulo Goulart

Os últimos 50 anos provocaram mais mudanças no mundo do que todos os séculos anteriores. Antigas teorias, alianças e relações deram lugar a outras que até então eram inimagináveis. Mas, se por um lado novas ideias deram margem a novas possibilidades, por outro, algumas cicatrizes do passado ainda incomodam, reforçando a identidade de um mundo em transição. As abordam e explicam os principais pontos de inflexão na história desde 1968,  revelando os movimentos que seguem transformando o significado do futuro.

>COLEÇÃO FILOSOFIA

SIMONE DE BEAUVOIR – NINGUÉM NASCE MULHER (NEM HOMEM): TORNA-SE
Maria Lygia Quartim de Moraes

Décadas após a publicação de “O Segundo Sexo”, livro que ajuda a entender a situação da mulher como produto da história e da sociedade, Simone de Beauvoir ainda desperta a ira de muitas pessoas. Afinal, por que discutir gênero causa polêmica no mundo contemporâneo?

MERLÍ – FILOSOFIA PARA A VIDA
Renato Janine Ribeiro

A partir do seriado catalão Merlí o curso trata de problemas e questões da vida cotidiana, e como alguns filósofos, dos pré-socráticos aos contemporâneos, podem auxiliar na compreensão e transformação da realidade. Merlí faz da filosofia a referência na formação de seus alunos como seres livres e curiosos, acima de tudo. Os encontros buscam responder como ele faz isso e o que é possível aprender com essa maneira de se relacionar com o mundo e com os outros.

ESPIRITUALIDADE CONTEMPORÂNEA
Luiz Felipe Pondé

As religiões competem no mercado de “bens religiosos”: festas, significados para vida, educação de filhos, narrativas de fim de mundo, rituais, ferramentas de comunicação espiritual. Jesus aparece, nesse contexto, como símbolo da “comoditização” das religiões. O curso trata da transformação das religiões em bens de consumo e a vida espiritual no mundo do mercado.

PARA PENSAR COMO UM FILÓSOFO
Luís Mauro Sá Martino

Os encontros apresentam os usos da filosofia na solução de questões clássicas, mas que também se estendem para o cotidiano particular e profissional de cada um. Como conhecer a verdade, ou quais os caminhos disponíveis para alcançá-la? Quais critérios definem, para além do preço, o real valor de alguma coisa? Entre milhões de seres humanos, qual é a medida do certo, do errado e qual o papel de cada indivíduo no xadrez da existência? Essas questões, que motivaram os primeiros pensadores há milênios, hoje estão em pauta com novos contextos e contornos, tornando necessária uma releitura das propostas colocadas à disposição na história do pensamento.

APRENDER A VIVER
Maurício Marsola

O curso apresenta o essencial da filosofia, mostrando como a sabedoria pode ser o caminho para uma vida melhor. O que é a filosofia? Para que ela serve? Há na filosofia elementos para vencer os medos que paralisam a vida, e é um erro acreditar que a psicologia poderia, nos dias de hoje, substituí-la. Aprender a viver, aprender a não mais temer em vão as diferentes faces da morte, ou, simplesmente, a superar a banalidade da vida cotidiana, o tédio, o tempo que passa, já era o principal objetivo das escolas da Antiguidade grega.

ENCONTROS E DESENCONTROS DO SEXO
Luiz Alberto Hanns

A excitação sexual (sexual arousal) é individual, em parte difusa, plástica e multifacetada. Suas inúmeras configurações dependem da genética individual, educação, cultura, ciclo de vida e dos estímulos recebidos. O que as pesquisas indicam com frequência excitar e inibir homens? E mulheres? E o que excita e inibe o desejo nas diversas configurações transgênero? E para além do gênero, diferentes perfis psicológicos tendem a certos padrões sexuais? O curso dado pelo psicólogo Luiz Hanns, mestre e doutor em psicologia clínica pela PUC-SP, trata de vários dos encontros e desencontros dessas combinações a partir de pesquisas e da prática clínica.

UMA INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO LIBERAL
Eduardo Wolf, Luiz Felipe Pondé e Alexandra Godoi

Os encontros do curso “Uma Introdução ao Pensamento Liberal” tratam da teoria política, do comportamento moral e do pensamento econômico iniciados por Adam Smith no século 18. Durante as aulas, Eduardo Wolf, Luiz Felipe Pondé e Alexandra Godoi buscam diferenciar o pensamento liberal de um penduricalho de coisas que se chama de ideias conservadoras, mas que estão confundidas com um certo moralismo de costumes ou mesmo com velhas posturas autoritárias.

UM DIA COM ESPINOSA
Clóvis de Barros Filho

Nascido em Amsterdã, Espinosa é um dos nomes mais importantes da filosofia moderna. Neste curso, os conceitos do pensador sobre ética, Deus e paixões são apresentados e comentados.

BREVE CURSO DE MITOLOGIA E FILOSOFIA GREGA
Mauricio Marsola

O curso apresenta e discute o repertório de mitos que deram origem à filosofia e à cultura ocidental. Os encontros tratam da base indo-europeia da mitologia grega, colocando o mundo oral de Homero em contraposição à visão de Schelling e Nietzsche, que o reinterpretou em suas criações filosóficas. Das histórias de deuses e heróis à formação do pensamento filosófico, obras de grandes pensadores, com destaque a Platão, são problematizadas.

FELICIDADE, HUMOR E RISO NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO
Clóvis de Barros Filho

O curso propõe uma reflexão sobre o poder de pensar a existência a partir de um viés pouco tradicional: o do humor. Da condenação do riso em Platão até a diferenciação entre alegria e tristeza, o professor Clóvis de Barros Filho discute porque certas atitudes são consideradas engraçadas e outras nem tanto.

PENSAR A DEMOCRACIA
Marilena Chaui

Gregos e romanos inventaram a política quando separaram o espaço privado do espaço público e distinguiram entre a autoridade política e a religiosa. Os gregos inventaram a democracia; os romanos, a república. O curso acompanha os principais desenvolvimentos históricos da invenção da política, dando ênfase à democracia, apresentada não apenas como um regime político, como julga o liberalismo, mas como a forma da própria sociedade quando esta cria direitos e considera o conflito necessário e legítimo.

INTRODUÇÃO À ESCRITA CRIATIVA
Antônio Xerxenesky

Curso introdutório para quem quer começar a pensar e a estruturar textos curtos ficcionais. O aprendizado é útil não apenas para a escrita literária, mas também para todos que se deparam com a necessidade de produzir textos criativos e interessantes.

>MARX 200 ANOS
Fernando Henrique Cardoso, Fernando Haddad e Luiz Felipe Pondé

Três intelectuais de diferentes matizes ideológicas e uma proposta: nos 200 anos de Karl Marx, fazer uma leitura do pensador que revolucionou o século 19 para o público do mundo atual.

>TEATRAULAS
AULA-ESPETÁCULO: CARTAS A UM JOVEM POETA
Clóvis de Barros Filho e Maria Fernanda Cândido

O alemão Rainer Maria Rilke foi um dos maiores poetas do século 20. Sua obra, apaixonada, celebra a vida e os seres humanos mesmo numa  época de desencanto com o mundo. O encontro reúne a reflexão filosófica de Clóvis de Barros Filho e a interpretação de Maria Fernanda Cândido em uma envolvente aula-show sobre o sentido da existência, Deus, amor, erotismo, os relacionamentos e a solidão a partir de uma das mais singelas obras do autor – “Cartas a Um Jovem Poeta”. Em meio à beleza da prosa poética da obra, uma troca de correspondências entre ele e um aspirante a poeta que o procurou, surgem alguns de seus grandes conselhos: valorizar as coisas simples, cuidar de si, de sua auto-educação, educar com empenho a sensibilidade: “É disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas.”

LEITURA TEATRAL: TROTSKI NO EXÍLIO
Monumental leitura teatral da peça “Trotski no Exílio”, de Peter Weiss, com direção de Oswaldo Mendes, dentro do ciclo de leituras promovido pela Maria Fernanda Cândido na Casa do Saber. Mais de 40 pessoas leram a peça, dentre elas, Antonio Fagundes, Danilo Miranda, a própria Maria Fernanda e uma constelação de participantes. Duas horas e meia de teatro, formação política, história e educação. Passou assim, mexendo com tudo. Com tantos atores e não atores, o auditório foi pequeno. Atores se espalharam em outros espaços misturados à plateia que assistia também em telões.

SARAU: BEETHOVEN E SHAKESPEARE
Cristian Budu, Irineu Franco Perpetuo e Maria Fernanda Cândido

Nos 400 anos de morte de Shakespeare, a Casa do Saber recriou o clima intimista e de confraternização entre as artes dos saraus do século 19 e colocou a produção teatral e poética do autor inglês em diálogo com as criações de um grande mestre da música: Beethoven. Maria Fernanda Cândido interpreta sonetos de Shakespeare e trechos de algumas de suas peças, na tradução de Mario Vitor Santos, enquanto Cristian Budu executa obras de Beethoven, destaque de seu álbum de estreia, aclamado pela crítica internacional. O crítico Irineu Franco Perpetuo realiza breves comentários nessa busca do sublime por meio da música clássica e da poesia, realizando o encontro do trágico e do diáfano, do transbordamento e da contenção.

>PALESTRAS
DO CARBONO AO SILÍCIO
Franklin Leopoldo e Silva, Roberto Vilhena e Claudia Feitosa-Santana

Das utopias e distopias da literatura e da filosofia às apostas de gurus da tecnologia sobre o que é possível esperar do futuro, o terreno do amanhã ainda é repleto de mitos e incertezas. O bate-papo, que marcou o lançamento da Casa do Saber On Demand,  desvenda e desmistifica preocupações sobre quem seremos nós, de como funciona o cérebro humano a questões da biotecnologia e do potencial da inteligência artificial de afetar a nossa vida.

>QUEM SOMOS NÓS?
Celso Loducca conduz bate-papos sobre qualquer tema relevante a tudo que é humano: ciência, filosofia, história, economia, religião e política, com diferentes pontos de vista. Assuntos importantes com o máximo de profundidade, mas também com leveza, bom humor e prazer.

>EM BREVE

Neurociência e Bem-Estar, com Pedro Calabrez  (masterclass)
Introdução à Física Quântica, com George Matsas (masterclass)
Grandes Questões da Humanidade, com Clóvis de Barros Filho (2016)
A Origem das Espécies, com Pedro Pimenta (2019)
O Fim da Filosofia, com Clóvis de Barros Filho (2019)
O Inconsciente, com Daniel Omar Perez (2019)
A Arte da Sedução, com Heni Ozi Cukier (2019)
Entenda a China, com Saulo Goulart (2019)
Conduzindo Diálogos Difíceis, com Luiz Hanns (2019)
Mapas da Existência, com Maria Homem (2019)
Mindfulness e Equilíbrio Emocional, com Patricia Franco (2019)
Perfis de Personalidade e Carreira, com Luiz Hanns (2019)
O Líder Estratégico, com Armando Lourenzo (2019)
Introdução à História da Arte Medieval, com Renato Brolezzi (2019)
Física Quântica: uma Introdução, com Adilson de Oliveira (2019)
Uma Noite para Einstein e Hawking, com George Matsas (2019)
Filosofia do Cotidiano, com Luiz Felipe Pondé (2019)

 

*Cursos que foram gravados à época e fazem parte do acervo da Casa do Saber. As aulas que estão na plataforma hoje não correspondem ao acervo total da Casa. Novos conteúdos serão disponibilizados constantemente.

Assista em qualquer lugar

O que está incluso na Assinatura?

  • Acesso ilimitado a todos os cursos ao lado
  • Novos cursos todos os meses
  • Masterclasses e outros conteúdos exclusivos online
  • Cursos ministrados ao longo dos últimos 15 anos da Casa do Saber, incluindo as aulas que fizeram parte de sua fundação
  • Debates com as mentes mais brilhantes do país em uma rede social exclusiva
  • Visão dos mais importantes intelectuais do Brasil sobre os temas que impactam o mundo contemporâneo

Subscribe error, please review your email address.

Close

You are now subscribed, thank you!

Close

There was a problem with your submission. Please check the field(s) with red label below.

Close

Your message has been sent. We will get back to you soon!

Close